OS LUGARES ONDE NASCERAM AS AVENTURAS LITERÁRIAS

Janaina Couvo
3 min readJun 11, 2024

--

Uma viagem nos leva a conhecer lugares, histórias de moradores ilustres, locais que se tornaram inspiração para escritores e escritoras, sendo palco de histórias que são importantes referências na literatura. É emocionante poder visitar a casa onde escritores e escritoras viveram e construíram seus livros, ou os locais que serviram como cenário para a construção das narrativas literárias, que ficaram guardadas nas memórias de leitores e leitoras.

Existem em várias partes do mundo, as casas onde viveram escritores e escritoras. Estes lugares se transformaram em espaços de memória, museus que nos permitem conhecer um pouco do cotidiano destas pessoas que dedicaram a sua vida à escrita, construindo histórias que emocionam, independente da época e da idade. Os objetos pessoais, seus livros, o lugar da escrita, suas escrivaninhas, todo o cenário reconstruído em que estas pessoas construíam seus textos, no papel ou em máquinas de escrever.

É nestes espaços que entramos em contato com as primeiras edições de obras importantes, conhecemos a história além do livro que foi escrito, o contexto da época, as inspirações e curiosidades, objetos que compuseram cenários das narrativas. As particularidades da escrita, onde situações e pessoas tornaram-se inspiração para personagens, protagonistas que acabaram por conquistar o público, tornando-se, em muitos casos, obras de referência.

A Ópera de Paris (o Palais Garnier) -local da importante obra literária de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera. Foto: Janaina Couvo

Quando não é o lugar dos escritores e escritoras, é o local onde a história acontece, seja uma cidade, uma casa, uma praça, que foi imortalizada a partir de histórias que conquistaram inúmeros leitores e leitoras espalhadas pelo mundo. Conhecer o local onde a história de Erik, e sua paixão por Cristine Daaé, a Ópera de Paris (o Palais Garnier), e imaginar que foi ali, no espaço daquele histórico Teatro parisiense, que Gaston Leroux deu vida a uma das mais belas histórias da literatura, O Fantasma da Ópera, é uma experiência fantástica!

A máquina de escrever de Jorge Amado- Casa do Rio Vermelho, Salvador, Bahia- Brasil (Foto: Janaina Couvo)

Ou então, visitar a Casa do Rio Vermelho, em Salvador-BA, onde viveu o casal de escritores, Zélia Gatai e Jorge Amado. Este último, em seus livros, trouxe a vida cotidiana de Salvador, com sua escrita única, e seus personagens singulares, divertidos e cativantes. Não tem como não se apaixonar pela cidade baiana ao ler as obras de Jorge Amado! Conhecemos tanto as belezas e a diversidade cultural, como também as mazelas sociais da cidade, que ele não deixava de destacar em sua narrativa, levando os leitores e leitoras não apenas a se divertir com as suas histórias, mas também a refletir sobre o preconceito, a intolerância e as questões sociais apresentadas nos livros.

Estes lugares, que se transformaram em museus, são importantes para a história local, sendo parte representativa de seu patrimônio literário. Quando as cidades sinalizam os lugares de suas escritoras e escritores ilustres, é um reconhecimento do legado da pessoa que dedicou parte de sua vida à literatura, e que expressou, através da escrita, a história, os amores e as aventuras construídas a partir de suas inspirações.

Os lugares são importantes fontes de inspiração da narrativa literária!

--

--