A CONSTRUÇÃO DE SONHOS EM PALAVRAS

Janaina Couvo
3 min readJan 12, 2024

--

Materializar uma ideia é colocá-la no papel ou na tela de um computador, assim dizem os mais sábios e sábias. A partir do momento em que começamos a escrever o que pensamos, traçamos projetos, organizamos as palavras, surgem as histórias, sejam elas curtas, poesias, ou grandes textos reflexivos. Dar vida a personagens, narrativas, mundos reais ou fictícios é algo que requer muita imaginação e criatividade, o que não falta àqueles e àquelas que dedicam parte do seu tempo à escrita. E escrever está diretamente relacionado à leitura.

A literatura é algo que une as pessoas, os que leem e os que escrevem. São duas comunidades que estão interligadas, que trocam experiências, observações importantes sobre obras, indicações, reflexões. Grupos são criados em redes sociais, trocas literárias, livros se tornam viajantes, circulando por várias cidades do país, e por anos, pessoas constroem laços de amizade através dos livros. Receber um livro transformou-se num momento compartilhado para alguns, enquanto outros ainda preferem ficar sozinhos, neste momento único, que é abrir um envelope ou uma caixa de livros, sentir o cheiro de livro novo, ler a sinopse, e abrir aquele que irá proporcionar a próxima viagem literária.

As redes sociais estão repletas de perfis literários, com indicações de leituras as mais diversas. Além de cursos de escrita criativa, plataformas voltadas para os escritores e escritoras, e também para aqueles e aquelas que pretendem começar a carreira no mundo da escrita. Todas estas ações podem estar relacionadas ao crescimento no interesse pelos livros, pela escrita literária, e que podem contribuir para uma escrita de qualidade, quando são apresentados diferentes possibilidades para quem está em busca de aperfeiçoar sua escrita.

O mais importante em tudo isso, é que algumas pessoas estão colocando em prática algo que lhes tocou o coração lá atrás, quando na adolescência, ficavam perdidos e perdidas entre palavras, poesias, pequenos textos que eram muito bem guardados. Os lugares onde estes registros eram colocados, os mais discretos possíveis, em cadernos decorados ou não, diários, cartas, momentos onde escrever era a forma de aliviar o coração, registrar em palavras os diferentes sentimentos, dúvidas, alegrias, e decepções.

Outras ainda buscam um momento para retomar o hábito de ler. Entretanto, a vida corrida é considerada a maior dificuldade, ou seja, a falta de tempo. Porém, é possível encontrar, no universo de atividades diárias, um tempinho pra ler uma página, pois começa assim. Uma página por dia, e aos poucos, mais páginas entram nesta contagem, e logo, terminou de ler um livro!

Poder despertar em alguém o gosto pela leitura, apresentar um livro, com uma história encantadora, que vai deixar a pessoa ansiosa para chegar ao final, e depois, arrependida porque acabou a história e ela queria mais histórias, mais aventura, mais romance. Este é o sonho de todos os escritores e escritoras, ver seus livros sendo lidos, avaliados, servindo como inspiração. Quando alguém faz referência a leitura do seu livro, consegue captar aquilo que você quis expressar na escrita daquela história, é um sentimento difícil de explicar. É um misto de felicidade, gratidão e confiança, que se reflete na próxima escrita, pois irá contribuir para que outras histórias possam ser escritas com empolgação, com segurança diante das palavras, que se transformarão em narrativas, e que irão proporcionar momentos únicos para quem iniciar a leitura.

Neste caminho de construção, palavra por palavra, frase seguida de frase, uma nova história estará sendo construída, o sonho de quem dedica parte do seu tempo para encantar através das palavras ganha força.

E assim, nasce um livro!

--

--